30/09/2024 às 18h40min - Atualizada em 30/09/2024 às 18h40min

Estado intensifica cuidados com a saúde feminina em nova edição do Paraná Rosa

CN MARINGÁ - CN MARINGÁ
AEN
AEN
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança neste mês de outubro a 6ª edição da campanha Paraná Rosa, voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. A iniciativa faz parte do movimento internacional de conscientização sobre a saúde da mulher, ampliando o acesso a exames essenciais e promovendo uma abordagem integral à saúde feminina em todo o estado.

Com um aumento de 30% no repasse para exames preventivos entre outubro e dezembro, o governo do Paraná visa garantir que mais mulheres possam realizar mamografias e exames citopatológicos. O investimento passará de R$ 1,3 milhão para R$ 1,8 milhão ao mês, ampliando a oferta de procedimentos em todo o estado. Isso elevará o número de exames de citologia para quase 80 mil mensais, enquanto as mamografias disponíveis saltarão para 15,4 mil por mês.

A campanha conta com o apoio da primeira-dama Luciana Saito Massa e do Serviço Social do Comércio (Sesc), que levará o “Sesc Saúde Mulher” para a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, atendendo mulheres com exames gratuitos. As ações se estenderão por todos os 399 municípios paranaenses, com foco na conscientização e na adesão ao diagnóstico precoce.

Além dos exames, o Paraná Rosa inclui iniciativas de promoção à saúde, como o incentivo à cessação do tabagismo e à vacinação contra o HPV, além de um desafio de 21 dias para a adoção de hábitos saudáveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.