02/09/2024 às 07h04min - Atualizada em 02/09/2024 às 07h15min

IA ajuda a detectar doenças neurodegenerativas através de expressões faciais

CNN Brasil
Google

Pesquisadores brasileiros estão utilizando a inteligência artificial para identificar sinais sutis de paralisia facial, que podem indicar doenças neurodegenerativas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Em estudo recente, a equipe analisou vídeos de pessoas com ELA e indivíduos saudáveis realizando expressões faciais simples, como sorrir e levantar as sobrancelhas.

A ferramenta de IA foi capaz de detectar diferenças nos movimentos faciais, oferecendo uma nova maneira de auxiliar o diagnóstico precoce e o monitoramento da ELA. Segundo Guilherme Oliveira, líder do estudo, a IA não substitui exames tradicionais, mas complementa o trabalho dos médicos, ajudando a identificar a progressão da doença de forma mais precisa.

Além da ELA, a tecnologia também está sendo testada em outras condições, como o AVC e a doença de Parkinson, com o objetivo de oferecer suporte adicional no diagnóstico e acompanhamento dessas doenças.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.