18/09/2024 às 11h35min - Atualizada em 18/09/2024 às 11h35min

Retorno do horário de Verão ganha apoio popular, revela pesquisa

AB
AB

Uma pesquisa recente realizada pelo portal Reclame Aqui e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicou que mais da metade dos brasileiros é favorável ao retorno do horário de verão. O levantamento, que ouviu três mil pessoas, revelou que 54,9% dos entrevistados apoiam a volta da mudança no relógio ainda este ano.

Entre os que são favoráveis, 41,8% disseram ser totalmente a favor, enquanto 13,1% se mostraram parcialmente favoráveis. No entanto, há uma parcela significativa contrária à medida: 25,8% se declararam totalmente contra e 2,2% parcialmente contrários, enquanto 17% demonstraram indiferença.

A pesquisa também apontou uma aceitação maior nas regiões onde o horário de verão era tradicionalmente implementado. O Sul lidera o apoio com 60,6% da população a favor, seguido pelo Sudeste com 56,1% e Centro-Oeste com 40,9%.

A justificativa principal para o retorno do horário de verão é a economia de energia, com 43,6% dos entrevistados afirmando que a medida ajuda a reduzir o consumo de eletricidade. Por outro lado, 39,9% acreditam que não há economia significativa e 16,4% não têm certeza sobre o impacto.

Além da economia de energia, a pesquisa destacou que 51,8% veem benefícios para o comércio e os serviços, enquanto 41,7% acreditam que o horário de verão torna as cidades mais atrativas para o turismo. Também foi identificado que 35,2% se sentem mais seguros ao sair para o trabalho no período em que o horário está em vigor.

Nos últimos dias, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo estuda a possibilidade de retornar com o horário de verão, especialmente para reduzir o consumo de energia elétrica durante os horários de pico.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.