20/08/2024 às 17h32min - Atualizada em 20/08/2024 às 17h32min

Fumaça de queimadas atinge cidades de dez estados

AB
AB

Com a intensificação da temporada de incêndios na Amazônia e no Pantanal, cidades de dez estados brasileiros enfrentam um aumento significativo na concentração de fumaça e na queda da qualidade do ar. Dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos indicam uma alta concentração de monóxido de carbono, afetando regiões do Norte ao Sul do país, além de áreas do Peru, Bolívia e Paraguai.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) destacou que o Amazonas e o Pará concentram mais da metade dos focos de incêndio na Amazônia em 2024. Até agora, 3,2 milhões de hectares foram devastados pelo fogo na Amazônia, representando 0,77% do bioma. No Pantanal, o fogo consumiu quase 1,9 milhão de hectares, atingindo 12,5% do território.

As autoridades, incluindo brigadistas do Ibama e do ICMBio, estão intensificando os esforços para conter os incêndios. Apesar de 98 focos terem sido extintos na Amazônia, outros 75 continuam ativos. No Pantanal, dos 98 focos registrados, 46 ainda permanecem, com 27 já controlados. O governo federal tem atuado em conjunto com as Forças Armadas e outros órgãos para enfrentar a crise, disponibilizando fundos significativos para o combate aos incêndios e assistência humanitária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.