20/08/2024 às 08h03min - Atualizada em 20/08/2024 às 08h03min

Superlua Azul: fenômeno celestial pode ser visto a partir desta segunda

UOL
GOOGLE
Na Segunda-feira, 19 de agosto, um espetáculo celeste iluminou o céu: uma Superlua Azul. Esse fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com 90% do seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O evento poderá ser observado até  quarta-feira, 21 de agosto.
A observação da Superlua Azul não requer equipamentos especiais. Basta encontrar um local com pouca luz artificial e nebulosidade, como áreas rurais ou parques. Embora a Lua apareça no céu a partir das 15h25, o melhor momento para visualizá-la será ao anoitecer.
Apesar do nome, a Superlua Azul não tem a cor azul. O termo "Lua Azul" é utilizado em duas situações: quando ocorrem duas Luas cheias no mesmo mês ou quando há uma terceira Lua cheia de um total de quatro em uma mesma estação. No Hemisfério Sul, estamos no inverno, que começou em 20 de junho e termina em 21 de setembro. Essa Superlua é a terceira Lua cheia do período, com a quarta prevista para o próximo mês, justificando o nome "Lua Azul".
O conceito de "Superlua" foi introduzido pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, enquanto o termo "Lua Azul" tem registros históricos que remontam a 1528, sendo usado em diversas lendas e mitos de culturas ao redor do mundo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.