05/08/2024 às 17h12min - Atualizada em 05/08/2024 às 17h12min

Internet 5G Ampliada para 92% da População

AB
AB

A partir desta segunda-feira (5), operadoras de telefonia móvel em mais de 506 municípios poderão solicitar o licenciamento e ativação de estações para a internet 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou o serviço às empresas que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz.

Segundo o Ministério das Comunicações, essa expansão permitirá que mais 19 estados tenham infraestrutura para oferecer o serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz a todos os seus municípios. Com isso, a tecnologia poderá alcançar 197 milhões de pessoas, o que equivale a 92% da população, somando-se às áreas onde o serviço já está disponível.

A liberação da faixa foi anunciada em julho após o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) decidir antecipar o cronograma.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou o empenho do governo em acelerar os prazos previstos no leilão. “O sinal já está disponível em todas as capitais, e nosso objetivo é levá-lo até as pequenas cidades, para que todos os brasileiros possam usufruir dos benefícios desse serviço.”

O cronograma do edital 5G pode ser antecipado devido à desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, concluída dois anos antes do previsto, em março deste ano. A Anatel informou que o intervalo entre a liberação da faixa e a instalação do serviço dependerá do planejamento das operadoras, mas espera-se que o processo esteja concluído antes de 2029, prazo final para universalização do serviço nos 5.570 municípios brasileiros.

TV Aberta

Após a migração da faixa, usuários de canais de TV aberta que utilizam antenas parabólicas precisam adaptar seus equipamentos para evitar interferências com o 5G. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar um kit gratuito para adaptação através do Programa Siga Antenado, administrado pela Entidade Administradora da Faixa.

Serviços

O 5G standalone, ou rede 5G pura, é uma inovação tecnológica que apresenta uma nova arquitetura de transmissão de dados móveis, independente da rede 4G anterior. Essa tecnologia permite altas taxas de transmissão de dados e baixa latência, possibilitando avanços como a automatização de serviços e da indústria.

Para utilizar o 5G standalone, é necessário possuir um aparelho compatível e ter uma assinatura do serviço com a operadora.

A lista de municípios com a faixa já liberada para licenciamento e ativação das estações de 5G pode ser consultada no site do Ministério das Comunicações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.