27/06/2024 às 18h21min - Atualizada em 27/06/2024 às 18h21min

CNJ organiza mutirões carcerários após STF descriminalizar porte de maconha

AB
AB

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou nesta quinta-feira (27) a realização de mutirões carcerários para implementar a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal.

Na quarta-feira (26), o STF definiu que a posse de até 40 gramas de maconha deve ser considerada para uso pessoal, não sendo motivo para prisão. O julgamento determinou que o CNJ estabeleça parâmetros para a aplicação da decisão, que entrará em vigor após a notificação oficial.

Atualmente, existem cerca de 6,3 mil processos no país relacionados ao porte de maconha, que estavam suspensos à espera da decisão do STF.

É importante destacar que a decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua sendo um comportamento ilícito; ou seja, é proibido fumar a droga em locais públicos, mas as penalidades serão de natureza administrativa, e não criminal.

O CNJ, presidido pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, liderará a implementação dessas novas diretrizes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.