27/06/2024 às 07h57min - Atualizada em 27/06/2024 às 07h57min

Novo antirretroviral Lenacapavir promete proteção total contra o HIV

CFF
cff

A farmacêutica americana Gilead anunciou um avanço significativo na luta contra a AIDS com os resultados promissores de um novo medicamento antirretroviral. Em um estudo clínico de fase 3 realizado na África, duas doses anuais de lenacapavir proporcionaram proteção completa contra o HIV.

O estudo, conduzido em Uganda e na África do Sul, envolveu mais de 5 mil adolescentes e mulheres entre 16 e 25 anos, divididas em três grupos que receberam diferentes medicamentos. Entre as 2.134 mulheres que receberam lenacapavir, nenhuma foi infectada pelo HIV. Em contraste, 16 das 1.068 mulheres que tomaram a pílula Truvada diariamente foram infectadas (1,5%), enquanto 39 das 2.136 mulheres que usaram a nova pílula diária Descovy contraíram o vírus (1,8%). Esses dados ainda aguardam revisão por pares.

A Gilead está também testando o lenacapavir em homens que fazem sexo com homens, homens e mulheres trans, e indivíduos de gênero não binário que têm relações sexuais com homens. Esses testes estão sendo conduzidos na Argentina, Brasil, México, Peru, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos, com resultados esperados para o final de 2024 ou início de 2025.

Caso os resultados sejam positivos, a Gilead planeja lançar o lenacapavir como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nos Estados Unidos até o final de 2025.

No Brasil, a prescrição de PrEP e PEP por farmacêuticos foi oficializada no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado, conforme regulamentação do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Esses profissionais foram incluídos no rol de prescritores como parte dos esforços para eliminar o HIV como problema de saúde pública no país e ampliar o acesso às estratégias de prevenção para os usuários do SUS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.