26/08/2024 às 07h25min - Atualizada em 26/08/2024 às 07h30min

Estudo revela que homens casados envelhecem de forma mais saudável que solteiros

correiobraziliense / Reprodução / Freepik
Google

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, publicada na revista International Social Work, analisou os padrões de envelhecimento de 7.641 canadenses com 60 anos ou mais ao longo de três anos e revelou uma importante descoberta: homens casados têm o dobro de chances de envelhecer de forma saudável em comparação com seus pares solteiros.

Segundo David Burnes, professor da Universidade de Toronto, esses resultados reforçam evidências anteriores que associam o casamento a melhores resultados de saúde, especialmente para os homens. Uma possível explicação é o apoio mútuo entre cônjuges, que pode incentivar comportamentos saudáveis, como a prática de exercícios e o abandono de hábitos prejudiciais, como o tabagismo.

O conceito de envelhecimento saudável, conforme definido pelos pesquisadores, inclui a ausência de condições físicas, cognitivas, mentais ou emocionais graves que comprometam as atividades diárias. O estudo também destacou que a interação social regular, seja com familiares, vizinhos ou amigos, é um fator importante para um envelhecimento mais saudável.

Quando o foco se volta para as mulheres, o estudo apresentou resultados distintos. Mulheres que nunca se casaram ou que estavam casadas durante o estudo tinham duas vezes mais chances de envelhecer de forma saudável em comparação àquelas que se tornaram viúvas ou passaram por divórcios.

Mabel Mei Po Ho, autora do estudo, enfatiza a importância de compreender as diferenças de gênero no processo de envelhecimento. Segundo ela, esses insights podem ajudar na criação de programas e serviços destinados a apoiar melhor os idosos, especialmente aqueles que enfrentaram a viuvez, separação ou divórcio.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.