06/08/2024 às 15h03min - Atualizada em 06/08/2024 às 15h03min

Mais de 60% das escolas estabelecem regras para uso de celular pelos alunos

AB
AB

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2023, divulgada nesta terça-feira (6) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio possuem regras para o uso de telefones celulares pelos alunos, permitindo o uso apenas em horários e espaços específicos. O levantamento, que contou com a participação de 3.001 gestores de unidades de ensino, tanto urbanas quanto rurais, revela que 28% das instituições educacionais proíbem o uso dos dispositivos pelos estudantes.

O controle do uso do celular nas escolas tem se intensificado. Nas instituições que atendem alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, a proporção de escolas que proíbem o uso dos dispositivos passou de 32% em 2020 para 43% em 2023. Já nas escolas que oferecem ensino até os anos finais do ensino fundamental, a porcentagem aumentou de 10% para 21% no mesmo período.

Para os estudantes do ensino médio, apenas 8% das instituições proíbem o uso do celular, conforme dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Além de regulamentar o uso dos celulares, mais escolas também estão limitando o uso do Wi-Fi pelos estudantes. Entre as instituições de ensino fundamental e médio que possuem internet, 58% restringem o acesso à rede sem fio com o uso de senha, e apenas 26% permitem que os alunos utilizem a tecnologia. A pesquisa mostra uma queda na proporção de escolas que liberam o Wi-Fi para os alunos, de 35% em 2020 para 26% em 2023, e um aumento naquelas que restringem o acesso, de 48% para 58%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.