20/06/2024 às 08h09min - Atualizada em 20/06/2024 às 08h09min

Inverno começa nesta quinta-feira com a maior noite do ano

Agência Brasil
Agência Brasil

O inverno no Hemisfério Sul inicia oficialmente nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17h50, no horário de Brasília. Embora o frio já esteja presente em algumas regiões do Brasil, é o solstício de inverno que marca a transição do outono para a estação mais fria do ano. Esse fenômeno ocorre quando o planeta atinge o ponto mais afastado do Sol.

A palavra "solstício" tem origem no latim e significa "Sol parado", pois, quando observado a olho nu, o Sol parece interromper sua trajetória ao atingir esse ponto específico. No dia do solstício, a mudança na posição do Sol durante o nascer ou o pôr do Sol não é perceptível.

Segundo Thiago Gonçalves, astrônomo e diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o solstício acontece duas vezes ao ano – em junho e dezembro. Devido à inclinação do eixo da Terra, um hemisfério do globo recebe mais luz solar, marcando o início do verão, enquanto o outro hemisfério recebe menos, indicando o começo do inverno.

"Após seis meses, a Terra está do outro lado do Sol e, com essa inclinação, é o outro lado que estará virado para o Sol", explica Gonçalves. Em junho, o Hemisfério Sul recebe menos luz solar, resultando na noite mais longa do ano.

Equinócio

À medida que o planeta e o Sol se aproximam novamente, a duração das noites diminui até que dia e noite tenham exatamente a mesma duração. Esse equilíbrio ocorre durante o equinócio, quando ambos os hemisférios são igualmente iluminados.

O ciclo completo até o próximo solstício de inverno dura 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. Devido ao excedente de minutos e segundos, o calendário é ajustado a cada quatro anos com a inclusão de um dia extra, formando o ano bissexto de 366 dias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.