10/06/2024 às 08h16min - Atualizada em 10/06/2024 às 08h16min

Sabia que aroma de café pode ajudar na redução do vício em tabaco?

Agência Brasil
Agência Brasil

Um estudo preliminar conduzido por pesquisadores brasileiros sugere que o aroma prazeroso do café pode ser um elemento importante na redução do vício do tabagismo. A pesquisa envolveu 60 fumantes, dos quais 30 inalaram a fragrância do pó de café. Destes, apenas metade voltou a fumar.

Os pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) descobriram em 2014 que a fragrância do café ativa uma região específica no cérebro, o núcleo acumbens, que faz parte do sistema de recompensas. Este sistema é ativado por atividades prazerosas, como escutar música, ter relações sexuais e beber água, e também por substâncias psicoativas, como a cocaína. "Esse sistema de recompensas pode ser mal utilizado por meio de substâncias psicoativas", explicou Silvia Oigman, pesquisadora do IDOR e diretora científica da Café Consciência, uma startup de biotecnologia parceira do instituto.

Motivados pela descoberta de que o aroma do café ativa intensamente essa região do cérebro, os pesquisadores decidiram testar seu efeito na vontade de fumar. Em um pequeno ensaio clínico com 16 fumantes, realizado em 2016, o aroma do café mostrou potencial para substituir a vontade de fumar. Este ensaio serviu de base para um estudo mais amplo, realizado em 2022 com 60 fumantes.

Resultados Promissores

Silvia Oigman informou nesta segunda-feira (3) que, dos 60 fumantes expostos à fragrância do café, apenas 50% voltaram a fumar após a intervenção. Em contraste, 73,3% dos participantes que inalaram uma fragrância neutra à base de sabão voltaram a fumar. Estes resultados indicam que a fragrância do café pode ter um efeito significativo na redução do desejo de fumar, oferecendo uma nova abordagem para ajudar fumantes a reduzir ou abandonar o tabagismo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.