18/09/2024 às 11h39min - Atualizada em 18/09/2024 às 11h39min

PMPR realiza exercício simulado de combate ao novo cangaço em Maringá

CN MARINGÁ
AEN

Na madrugada desta quarta-feira (18), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) coordenou um importante exercício de simulação de tomada de cidades em Maringá, região Noroeste do estado. A operação, que teve como foco o enfrentamento de crimes graves contra o patrimônio, conhecidos como "novo cangaço", mobilizou diversas forças de segurança e simulou situações reais de ataques violentos a instituições financeiras.

Sob a supervisão do Comando de Missões Especiais (CME) da PMPR, o exercício envolveu efetivos do 3º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), além de contar com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PCPR) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá. Durante a ação, houve queima de objetos, simulações de explosões e tiros, com a coordenação estratégica realizada em uma sala de situação.

O termo "novo cangaço" se refere a crimes que envolvem o uso de violência extrema e táticas agressivas, como ataques a bancos e carros-fortes, remetendo ao cangaço do início do século XX. Esse tipo de crime tem ganhado destaque no Brasil e, para enfrentá-lo, a PMPR tem investido fortemente no treinamento e integração das forças de segurança, além da aquisição de novos equipamentos e tecnologias.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância desses treinamentos para o aprimoramento das táticas policiais e a cooperação entre diferentes órgãos de segurança. Segundo ele, as ações visam garantir a proteção da vida e a segurança dos cidadãos paranaenses diante da crescente ameaça dessa modalidade de crime.

Outras cidades, como Ponta Grossa, Wenceslau Braz e Cascavel, também realizaram exercícios semelhantes este ano. Até o final de 2024, os treinamentos serão estendidos a outras regiões, como Curitiba e São José dos Pinhais, cobrindo todos os comandos regionais do estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.