10/09/2024 às 07h57min - Atualizada em 10/09/2024 às 07h57min

Idosa descobre que usava pepita de R$ 6 milhões como batente de porta por décadas

Terra
Museu de Buzau

Imagine só: você passa décadas abrindo e fechando a porta de casa com aquele objeto prático, que fica sempre ali no chão. Agora, pense na surpresa ao descobrir que esse "batente de porta" era, na verdade, uma pepita de âmbar avaliada em mais de R$ 6 milhões! Pois foi exatamente isso que aconteceu com uma senhora na Romênia.

A pedra de cerca de 3,5 quilos foi encontrada por ela no leito de um riacho, há muitos anos, na comuna de Colti, e desde então, era parte do mobiliário doméstico. O detalhe? Ela nem imaginava que estava pisando em uma das maiores pepitas de âmbar do mundo!

O achado só veio à tona quando um parente, intrigado pelo visual da "pedra", resolveu levá-la a um especialista. Resultado: a raridade foi vendida ao governo romeno, que logo a declarou um tesouro nacional, agora protegido no Museu Provincial de Buzau. Para deixar a história ainda mais surpreendente, durante um assalto à casa da idosa, os ladrões levaram tudo que acharam de valor, exceto... a pepita! Ela ficou lá, intacta, ignorada no chão como uma simples pedra.

Estimado entre 38,5 e 70 milhões de anos, o pedaço de âmbar é um dos maiores do mundo, segundo Daniel Costache, diretor do museu. Se você estava pensando em revisar o que usa para segurar sua porta, a dica é válida: nunca se sabe se você está pisando em uma pequena fortuna!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.