09/09/2024 às 17h13min - Atualizada em 09/09/2024 às 17h13min

P​araná enfrenta momento crítico para queimadas florestais

AEN
AEN
A combinação de longos períodos sem chuva, baixa umidade do ar e temperaturas elevadas fora de época está colocando o Paraná em uma fase extremamente delicada no que diz respeito às queimadas florestais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o estado já registrou mais de 10 mil focos de incêndio de janeiro a agosto de 2024. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, destaca que "os índices estão entre os mais alarmantes."

Diante dessa situação, o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou situação de emergência devido à seca. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) também trabalha em uma resolução técnica para minimizar os impactos da estiagem. “Estamos tomando medidas necessárias, pois o cenário é crítico", afirma o secretário estadual Everton Souza.

A previsão climática aponta que, nesta semana, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Noroeste, e abaixo de 30% em áreas do Centro e Sudoeste do Paraná. A temperatura máxima deve alcançar até 40ºC em algumas localidades. A chuva acumulada esperada para setembro deve ficar 38% abaixo da média histórica.

O meteorologista do Simepar alerta que, até sexta-feira (13), o estado continuará em alerta máximo, especialmente nas regiões Norte e Noroeste. As chuvas previstas para o fim de semana podem trazer algum alívio, embora de forma irregular, com algumas cidades recebendo até 50 mm de precipitação.

Após o fim de semana, o tempo seco deve voltar, e temperaturas acima de 40ºC são esperadas novamente em cidades do Noroeste como Paranavaí, Colorado e Querência do Norte.

Cuidados para evitar incêndios
Com o aumento do risco de incêndios, a Defesa Civil tem emitido alertas para que a população colabore na prevenção. A recomendação é evitar o uso de fogo para limpar terrenos, não queimar lixo ou soltar balões, além de realizar a destinação correta de folhas e galhos. Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.