05/09/2024 às 08h40min - Atualizada em 05/09/2024 às 08h40min

Alerta de tempo muito seco no Paraná: Governador decreta emergência de estiagem

AEN
AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou nesta quarta-feira (4) situação de emergência em todo o Estado do Paraná devido à severa estiagem que afeta vários municípios desde o mês passado. Em agosto, foram registrados cerca de 20 mil focos de calor, aproximadamente seis vezes mais do que em julho. O Decreto 7.258/2024 autoriza a dispensa de licitação para serviços e aquisições relacionadas ao combate da estiagem e reforça a mobilização da Defesa Civil.

A seca extrema é causada por uma sequência de dias com altas temperaturas e baixa umidade do ar, elevando o risco de incêndios florestais. Nos primeiros oito meses de 2024, foram registradas mais de 10 mil ocorrências de incêndios no estado. A situação deve persistir até meados de setembro, com umidade relativa do ar podendo cair abaixo de 20% em várias regiões e temperaturas superiores a 30ºC.

Além dos impactos ambientais, o clima seco também pode agravar problemas respiratórios como asma e bronquite. A recomendação é manter-se hidratado e proteger as vias aéreas da desidratação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.