21/08/2024 às 08h00min - Atualizada em 21/08/2024 às 08h00min

Paraná reduz pela metade diferença do IDEB entre redes Pública e Privada

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS
AEN

Com a implementação de novas metodologias, o Paraná conseguiu reduzir pela metade a diferença de desempenho entre alunos da rede estadual de ensino e das escolas particulares, de acordo com os últimos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A evolução, registrada entre 2017 e 2023, foi crucial para que o estado atingisse o primeiro lugar nos rankings do Ideb.

A diferença entre as notas dos alunos do ensino médio da rede pública e privada caiu de 2,2 pontos em 2017 para 1,2 ponto em 2023. Nos anos finais do ensino fundamental, a redução foi de 2,1 para 1 ponto no mesmo período. Essas melhorias foram fundamentais para o Paraná sair da 9ª para a 1ª posição no Ideb no ensino médio, e da 8ª para a 1ª colocação nos anos finais do ensino fundamental.

O sucesso é atribuído a uma série de políticas implementadas pelo governo estadual, como a aplicação da Prova Paraná, que permite monitoramento contínuo do desempenho dos alunos, e o uso de plataformas digitais e IA para melhorar o ensino. Além disso, o Paraná conta com o maior programa de intercâmbio do Brasil, o Ganhando o Mundo, que em 2024 enviará mil alunos para estudar no exterior.

Esses avanços refletem o compromisso do estado com a qualidade da educação, tornando o Paraná um modelo de referência nacional.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.