15/08/2024 às 08h49min - Atualizada em 15/08/2024 às 08h49min

Nossa Senhora da Glória: O símbolo espiritual e histórico de Maringá

Arquidiocese de Maringa
Google
Maringá é conhecida por sua majestosa catedral, um dos principais pontos turísticos da cidade. Muitos a conhecem apenas pelo nome "Catedral", mas há muita história por trás desse monumento religioso e do nome que o batiza.
A padroeira da cidade, Nossa Senhora da Glória, é celebrada em 15 de agosto, um dia que se tornou feriado em Maringá. A história começa em 2 de abril de 1950, quando a primeira paróquia da cidade foi criada e dedicada à Santíssima Trindade. Entretanto, com a proclamação do dogma da Assunção de Maria aos céus em corpo e alma em 1º de novembro de 1950, o bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud, decidiu dedicar a paróquia a Maria assunta aos céus. Assim, em 5 de agosto de 1952, a paróquia central de Maringá passou a ter como padroeira Nossa Senhora da Glória.
Com a criação da Diocese de Maringá em 1º de fevereiro de 1956, a igreja tornou-se catedral, a igreja mãe da diocese, onde o bispo exerce sua função de mestre da fé.
A festa de Nossa Senhora da Glória é triplamente significativa para a Igreja Católica em Maringá. Ela é a padroeira da arquidiocese, que abrange 59 paróquias distribuídas em 28 municípios; da Catedral Basílica Menor; e, claro, da própria cidade de Maringá.
Com esse título, Maria, Mãe de Jesus, é honrada como glorificada por Deus ao término de sua vida terrestre. Os católicos acreditam que, assim como o corpo de Cristo não sofreu a corrupção após a morte, Maria também foi elevada aos céus em corpo e alma, participando da glória celestial desde o instante de sua morte.
A programação começa às 7h com a oração das Loundes e segue ao longo do dia, conforme detalhado pelo padre Dirceu Alves do Nascimento. Ao meio-dia, haverá o repicar dos sinos em todas as paróquias de Maringá.
A concentração para a procissão será às 15h na praça Renato Celidônio, entre o Paço Municipal e os Correios. A caminhada começará às 16h na Avenida XV de Novembro, em frente à prefeitura.
O percurso levará até a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, onde, às 17h, será celebrada uma missa campal. A cerimônia será encerrada com a coroação de Nossa Senhora da Glória, presidida pelo Arcebispo Dom Frei Severino Clasen.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.