19/06/2024 às 08h00min - Atualizada em 19/06/2024 às 08h00min

Clientes da Copel não terão aumento na tarifa de energia

O preço da energia para os paranaenses ficará abaixo da inflação

AEN
AEN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que não haverá aumento na tarifa de energia para os clientes da Copel, com um reajuste médio anual de 0%.

A Aneel, órgão regulador federal responsável pelo cálculo das tarifas de energia elétrica, comunicou às distribuidoras o ajuste, que é aplicado uma vez por ano. Para os subgrupos de consumidores, a Aneel determinou uma redução de 0,03% para os próximos 12 meses, beneficiando clientes residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas atendidas pela Copel em todo o Paraná.

Com essa decisão, o preço da energia para os paranaenses ficará abaixo da inflação, que nos últimos 12 meses foi de 3,93%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

Investimentos e Reduções de Custos

A Copel investiu R$ 60 milhões em uma nova subestação para Campo Mourão e região. A tarifa de energia é calculada com base em fatores como custo da energia, uso do sistema e encargos setoriais. Para a tarifa deste ano, foram abatidos créditos do PIS/Cofins, resultado de uma ação judicial que a Copel venceu em 2020.

A decisão do Superior Tribunal Federal (STF) permitiu que as distribuidoras de energia deixassem de recolher PIS e Cofins sobre o ICMS, gerando um crédito que a Copel está utilizando em favor dos clientes. Outro fator que contribuiu para a redução da tarifa foi a diminuição das parcelas dos empréstimos da conta Covid-19 e conta escassez hídrica, usados para evitar aumentos significativos na conta de luz durante a pandemia e a seca de 2020 e 2021.

Impacto nos Diferentes Grupos de Consumidores

Mesmo com o aumento nos custos de transporte da eletricidade e compra de energia, os consumidores residenciais terão uma tarifa menor. Os custos de transporte são os valores que a Copel repassa às transmissoras de energia pelo uso do sistema de transmissão.

Apenas as grandes empresas, que são atendidas em alta tensão, terão um reajuste de 0,05%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.