12/06/2024 às 08h25min - Atualizada em 12/06/2024 às 08h25min

Alerta indica onda de calor para Maringá e outras cidades do Paraná

Inmet
Google

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre uma onda de calor que deve afetar 190 cidades do Paraná. De acordo com o Inmet, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média por um período de dois a três dias, apresentando leve risco à saúde.

O alerta  é válido até às 21h de quarta-feira (12) e abrange cidades como Altônia, Cafelândia, Cascavel, Guaíra, Londrina, Maringá, Marechal Cândido Rondon e Umuarama. A lista completa de cidades afetadas pode ser vista mais abaixo.

As regiões impactadas pelo alerta incluem o norte pioneiro paranaense, noroeste paranaense, norte central paranaense, oeste paranaense e centro ocidental paranaense, conforme informado pelo Inmet.

Cuidados Reforçados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda algumas medidas para enfrentar os dias de calor intenso e potencial baixa umidade relativa do ar, visando evitar fadiga, desidratação e queda da pressão arterial:

  • Evite exposição ao sol: Principalmente entre as 10h e 16h.
  • Use protetor solar: Independentemente do horário.
  • Hidrate-se: Beba água regularmente. Se tiver dificuldade, adicione rodelas de limão, laranja ou hortelã para dar sabor. Utilize alarmes ou aplicativos para lembrar de beber água.
  • Alimente-se adequadamente: Prefira alimentos in natura, como frutas, verduras, legumes, arroz e feijão, que têm alto teor de água. Evite ultraprocessados, ricos em sódio e aditivos.
  • Tome banhos gelados.
  • Use ventiladores.
  • Evite exercícios físicos ao ar livre: Especialmente nos horários mais quentes.

Seguindo essas orientações, é possível minimizar os efeitos negativos da onda de calor na saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://cnmaringa.com.br/.